Dia da Cidade é mote para entrevista ao Presidente do Município de Olhão
- Jornal "O Olhanense"
- 15 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2019

Entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina
"O Parque de Estacionamento do Levante, com 400 lugares, enche cinco vezes por ano. Portanto, não digam que há falta de estacionamento"
Jornal O Olhanense - Como tem corrido este mandato até ao momento? A relação com a oposição tem sido fácil?
António Miguel Pina - Tem corrido muito bem. A vitória expressiva que obtivemos - maioria absoluta - fez com que as forças da oposição que no mandato anterior tinham posições mais radicais, em especial na Assembleia Municipal, percebessem que essa postura não era do agrado da população. Atualmente estão com mais vontade de colaborar. Para além disso, e graças ao trabalho desenvolvido, a situação financeira neste mandato é substancialmente melhor do que a do mandato anterior; o que nos permite concretizar os projetos com os quais nos comprometemos. Este primeiro ano e meio foi sobretudo dedicado à elaboração de projetos, para que até final do mandato consigamos pô-los em prática, já que são obras importantes para o desenvolvimento económico e social do nosso concelho.
JOO - A primeira fase das obras de reabilitação da Zona Ribeirinha de Olhão - as melhorias na Avenida 5 de Outubro - estão concluídas. Qual a mais valia que esta requalificação traz à cidade?
AMP - Sim, de facto, as obras estão terminadas, apesar da dificuldade que existiu na obtenção de alguns materiais. Se não fosse o problema com as luminárias, desde o dia 15 de maio que a obra estaria terminada. Aliás, como garanti à população - que a obra estaria terminada até ao final de maio -, e ela esteve concluída até antes disso. Queremos que Olhão, no futuro, continue a ser vista como uma cidade agradável, daí a importância desta intervenção. As acessibilidades, a arborização e a renovação do mobiliário urbano (esplanadas) são essenciais para continuarmos a ser olhados como um local agradável de se visitar. Muitos dizem que Olhão está na moda e para assim continuarmos temos que renovar, reabilitar. É isso que estamos a fazer!
JOO - Para quando estão previstas as obras de requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense?
AMP - As obras nos jardins serão a segunda fase desta grande reabilitação de toda a Frente Ribeirinha. Infelizmente, o concurso já esteve aberto e ficou deserto. A obra estava orçamentada em 1,4 milhões de euros e os 20 pré-candidatos que levantaram o caderno de encargos não concorreram. Aliás, o aumento de 20% a 30% do custo das obras é um problema com que nos debatemos atualmente. Percebemos que algumas das empresas consideraram que o preço justo da obra seria acima dos 2 milhões de euros. Estamos a rever o caderno de encargos e esperamos voltar a concurso pelo novo valor até ao final deste mês. Isto fez com que houvesse um atraso.
...
[Continuar a ler na edição em papel]
Comments